domingo, 17 de abril de 2016

Um Passado Sombrio, de Peter Straub

"O mundo não é dividido em dois. Vocês têm o mal dentro de vocês, vocês contêm o mal, essa é a ideia básica."

Skoob || 392 páginas || Editora Bertrand Brasil
SinopseEm 1966, um carismático e astuto guru, de passagem por um campus universitário do Meio-Oeste norte-americano, reúne um restrito grupo de discípulos, entre estudantes de colegial e universitário de fraternidade, num ritual secreto que resulta em um corpo horrivelmente dilacerado, um garoto desaparecido e as almas abaladas de todos os envolvidos. Quarenta anos depois, um escritor de relativo sucesso e amigo de infância da maioria dos garotos que participaram do ritual – além de marido de uma das garotas envolvidas –, sai em busca de informações sobre essa noite aterrorizante, com um projeto de livro em mente. Porém, para consegui-las, precisará não apenas reencontrar antigos colegas com quem perdeu o contato há décadas, mas também incitá-los a reexaminarem os eventos inomináveis que os têm assombrado desde então. Ao revelar as histórias individuais dos membros do grupo, Um Passado Sombrio eletrifica o leitor de maneira arrepiante e imprevisível – e prova que Peter Straub é, indiscutivelmente, um mestre do horror moderno.

Lee Harwell, um famoso escritor já na meia-idade, está passando por certo bloqueio para escrever sua nova obra, que seu agente indica que seja um não-ficção. Procurando ideias em sua mente, ele topa com um fato do passado que sempre o incomodou.
Uma noite, na década de 60, quando estava no ensino médio, em que sua atual esposa e um grupo de amigos vivenciaram um verdadeiro massacre. 

Um guru chamado Spencer Mallon, de passagem por uma cidade universitária, reúne um pequeno grupo de discípulos, entre eles os amigos de Lee. Com suas sábias palavras e relatos que traz na bagagem, Spencer logo cativa aquelas pessoas, que passam a seguir todos os seus passos e reverenciá-lo. Lee foi o único que não o conheceu, sempre se recusando a acreditar nas "besteiras" que o homem dizia para sua namorada Eel.

O que aconteceu naquela noite em especial foi um total mistério para o escritor até os dias de hoje. Mas ele não pode mais ficar por fora; sente que precisa saber todos os detalhes, sob todos os pontos de vista. Quem sabe escrever um livro sobre aquilo.

Encorajado a desvendar o que realmente aconteceu, ele vai atrás dos "seguidores" de Mallon naquela época. Porém, não será tão fácil destrinchar tudo sobre o evento, que deixou sequelas em todos eles. Sua esposa ficou cega; Hootie, enlouqueceu; Boats se tornou um ladrão ainda mais experiente e Don um criminoso.

Naquela noite, um ritual deu errado, ou certo demais. Ao tentarem invocar algumas forças, invocaram também ruína e destruição. Cada um naquele circulo formado viu e sentiu algo diferente; algo aterrorizante e de tamanha força que se apoderou deles durante o tempo em que permaneceram ali. Morte, destruição, carnificina e crueldade; feiura e podridão. Abriram uma fenda no tempo e nada de bom poderia sair dali. Noite que terminou com um morto, um desaparecido e muitas almas abaladas.
  Um Passado Sombrio é um lançamento recente da editora Bertrand Brasil, que já publicou outros dois livros do autor. 
Sendo muito elogiado e indicado pelo mestre do terror e seu amigo Stephen King, com quem escreveu duas obras, foi impossível não criar expectativas com a leitura. 

Peter Straub é demasiado descritivo, o que tornou a leitura muito lenta em alguns momentos. A narrativa é em primeira pessoa, e por não ter sentido empatia pelo Lee, personagem que não convence como principal, acabei não aproveitando tanto a obra, que possui uma premissa realmente boa.
Os outros personagens foram bem construídos. Gostei principalmente de Howard (ou Hootie), que acabou passando décadas preso em um hospital psiquiátrico, se comunicando através de frases dos livros que lia, em especial A Letra Escarlate; devido sua memória fotográfica.
''Howard me disse: As palavras criam liberdade também, e eu acho que são as palavras que vão me salvar. Impressionante, eu achei, já que num certo sentido foram as palavras que o aprisionaram.''

Não esperem muito dele como um exemplar de terror, pois se encaixa melhor no gênero suspense / thriller psicológico. Apesar de o autor tentar introduzir alguns elementos sobrenaturais no texto, não é nada aterrorizante. Eu, pessoalmente, não senti medo ou nada parecido. Toda a descrição de ambiente passa sim certa "obscuridade", mas não vai muito além disso.

Eu pessoalmente não gostei tanto de Um Passado Sombrio como esperava, mas acredito sim que pode agradar outros leitores, principalmente os que curtem livros descritivos e diálogos longos.

A edição está muito boa e não encontrei erros de revisão que me atrapalhassem durante a leitura. A capa é muito bonita; ouso dizer que é a mais bonita entre as que publicaram do autor até agora. As folhas são brancas e o espaçamento é bom.



*Exemplar cedido em parceria com o Catálogo Literário do Grupo Editorial Record. 

21 comentários :

  1. Que pena que tu não gostou muito do livro, :( A premissa me pareceu lago que seria livro favorito pra mim.
    Geralmente livros que tem algum mistério é só lendo para rter opinião.
    Já anotei aqui.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Poxa, pena não ter gostado muito...

    a premissa até que me interessou, não sei se leria agora, mas com certeza vou anotar a dica!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anote sim, pode ser seja uma leitura mais proveitosa para você ♥
      Beijos

      Excluir
  3. Eu não curto muito o gênero, embora você disse que pareça mais suspense do que terror, só o fato de ter um corpo dilacerado já me assombra, rsrsrsrs
    Uma pena que não te agradou tanto a leitura, e parabéns pela sinceridade na resenha.

    http://blogliteraturanacional.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie

    Esse livro está nos meus desejados.
    Eu gosto de suspenses e thriller psicológico, uma pena que não te agradou muito, mas foi bom ler sua resenha assim já não vou com grandes expectativas e correr o risco de decepcionar.

    Bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente foi uma pena, pois esperava demais dele. Espero que goste da leitura ♥
      Beijos

      Excluir
  5. Olá,
    Já tinha visto outra resenha falando o mesmo, que apesar de ser vendido como um terror, o livro é apenas de suspense. Ele não está na lista dos meus desejados, mas, quem sabe eu não leia ainda esse ano? E adorei a sua resenha. :)

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Infelizmente acabei encontrando um suspense bem mediano e esperava algo mais "assombroso". Pode ser que funcione melhor para você, então leia simm ♥
      Obrigada!
      Beijos

      Excluir
  6. Saudações literárias! EU li o livro e curti muito, apesar que não fui muito com a cara da namorada e atual esposa do Lee Harwell. Em certos pontos achei os diálogos muito cansativos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Que bom que a leitura te agradou tanto! Também não fui muito com a cara dela não.
      Beijos!

      Excluir
  7. Olá!

    Achei a premissa um pouco cansativa. Não é uma leitura que eu faria, mas com certeza é válida para sair da zona de conforto. Pesquisarei mais sobre o autor, vai que ele tem algum livro que me chame a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É válida sim :D Os outros livros dele parecem bem interessantes, sim, e acho que seguem mais para o gênero terror, diferente desse.
      Beijos!

      Excluir
  8. Olá,

    Já havia visto esse livro na amazon, mas nunca parei para ler a sinopse ou ficar por dentro da premissa. Eu adoro suspense, principalmente os psicológicos com um toque sobrenatural e por isso fiquei muito interessada na obra. A narrativa em primeira pessoa me desanima um pouco também, mas por outro lado gostei do suspense que o autor parece colocar na obra e mesmo que seja muito descritivo ainda vou dar uma chance para esse livro. A capa foi a primeira coisa que me chamou a atenção, achei bem bonita e intrigante. Adorei a sua resenha e os quotes estão ótimos.

    Abraços
    colecoes-literarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi,
    Eu também não ia me agradar desse livro, não é meu gênero e fujo desse tipo de leitura.
    Parabéns pela sua sinceridade, assim alerta os novos leitores.
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Eu já conhecia o autor, através do A casa da colina que escreveu com o Stephen King. Eu adoro livros descritivos, porém odeio diálogos longos. Isso me deixou confusa em relação a querer ou não ler esse livro. Adoro terror, suspense e gêneros afins, mas diálogos longos me cansam. Mas de qualquer forma fiquei curiosa com a indicação.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Não sei se leria, não sou de livros de terror por ser medrosa rsrs, mesmo você afirmando que ele é mais um suspense que terror mesmo. Prefiro evitar hahah. Quanto ao detalhe dos diálogos, eu gosto bastante.
    Bjo
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  12. Oii,

    Gostei do enredo do livro.
    Gosto de livros que tem um certo suspense na história e me interessei muito por essa história. Já quero ler esse livro.

    beijos

    ResponderExcluir
  13. Hi baby, tudo bem? gostei muito da frase inicial e a premissa parece ser boa mas assim como você eu não curto muito a leitura quando não simpatizo com o narrador! talvez eu leia pra ver se gosto mas sua resenha me desanimou um pouquinho hehe

    Lilian Valentim
    http://speakcinema.blogspot.com.br/
    beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Olá... tudo bem??
    Eu adorei a frase inicial me instigou bastante... curti o enredo... eu gosto dos detalhes, acredito que mesmo sendo um pouco cansativo eu iria gostar... mas quando o personagem principal não nos cativa muito a leitura fica mesmo até arrastada... e isso é meio frustrante... é uma pena que não conseguiu se conectar... xero!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!