sábado, 20 de maio de 2017

Amizade É Também Amor, de Fabrício Carpinejar

Autor: Fabrício Carpinejar
Editora: Bertrand Brasil
Ano: 2017
Páginas: 288
*Exemplar recebido em parceria com a editora
Sinopse: Em seu novo livro de crônicas, Carpinejar não fala de amor, mas de amizade. São 122 textos ao longo de mais de 200 páginas que combinam reflexões de companheirismo e humor do cotidiano com lembranças da infância e um ou outro conselho sobre convivência. “Os amigos são para toda a vida, ainda que não estejam conosco a vida inteira. Amigo é destino, amigo é vocação”, escreve.



Fabrício Carpi Nejar, mais conhecido como Fabrício Carpinejar, é um poeta, cronista e jornalista porto alegrense, filho dos poetas Maria Carpi e Carlos Nejar, é casado com a advogada mineira Beatriz Reys e tem dois filhos de seu primeiro casamento.

Desde maio de 2011 ele escreve em uma coluna do jornal Zero Hora de Porto Alegre (RS), desde 6 de março de 2012, apresenta o programa A Máquina, na TV Gazeta e atualmente mantém o blog Consultório Poético no portal Globo.com, além de ser consultor do programa Encontro Com Fátima Bernardes, na Rede Globo.


Amizade É Também Amor, seu mais recente livro de crônicas lançado pelo Grupo Editorial Record pela Bertrand Brasil, reúne vários textos sobre relacionamentos, seja ele amizade entre pais e filhos, marido e mulher, namorados, vizinhos ou até conosco mesmos e nossos sentimentos.


Sobre Minha Experiência de Leitura: Grande parte das cronicas são pessoais, o autor usa fatos vividos por ele mesmo para dar vida aos seus textos, e isso nos aproxima mais da mensagem que ele quer passar, existem também cronicas sobre morte e assédio, o que dá um tom mais pesado ao livro em alguns trechos. As crônicas são curtas, não tem mais que duas paginas cada uma.
"Amizade é também prever o momento de se retirar para voltar com mais força e amor redobrado. Amigo não dá nem para contar nos dedos, pois sempre estará segurando a nossa mão. O amigo não renuncia a amizade mesmo quando você desistiu. Os amigos são para toda a vida, ainda que não estejam conosco a vida inteira. Amigo é o que fica depois da ressaca, é glicose no sangue, a serenidade, a paz de não esconder os defeitos. Graças aos amigos, a tragedia amorosa pode vir a ser a nossa grande piada. Amigo é destino, amigo é vocação"
A escrita de Carpinejar é bastante fluida e poética, e seus textos nos trazem reflexões sobre nossa maneira de lidar com nossas relações ao longo de toda a vida.


Essa foi minha primeira experiência com o autor e a segunda com um livro do gênero, e eu amei a experiencia, ela foi bastante agradável e prazerosa, com certeza irei atrás de ler outras obras do autor.

A edição possui uma capa lindíssima e está bem caprichada, não encontrei erros de revisão.

34 comentários :

  1. Tenho curiosidade de ler alguma obra desse autor, ouço muita gente falando super bem!
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari!

      Amei fazer essa leitura e não vejo a hora de ter outras oportunidades com as obras dele. Espero que goste quando ler. Beijos

      Excluir
  2. Eu já li outro livro e algumas crônicas do Carpinejar e fico feliz em saber que a amizade foi a inspiração para a mais recente obra dele. As quotes que você escolheu são magníficas e dão bem o tom do livro. Aliás, já estou até considerando dar de presente para as pessoas que representam isso na minha vida. Que bom que ele a fez feliz e espero que faça outros também. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beta!

      Também pensei muito em dar essa obra de presente para alguns amigos (mas falta dinheiro para isso rsrs). Esse livro me deixou bastante feliz sim e não vejo a hora de poder ler mais obras dele. Beijos

      Excluir
  3. Oiii Gaby tudo bem?
    Essa realmente parece ser uma leitura bastante envolvente e até mesmo tocante, não pensaria duas vezes a não ser aceitar a ler e assim me apaixonar, Carpinejar é um autor bastante conhecido e adoraria lê-lo.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Morgana!

      Sim, essa é uma leitura muito envolvente e poética. Espero que goste da experiência quando à tiver. Beijos

      Excluir
  4. Já li alguns livros do Carpinejar e ele definitivamente é um poeta. Gosto muito do seu estilo e do jeito que fala das coisas comuns.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luisa!

      Também gostei muito da experiência de ler algo do autor. Beijos

      Excluir
  5. Olá
    Vjeo diversas resenhas sobre esse autor e apesar de não ter costume com o gênero eu pretendo conhecer a escrita do Fabrico. Amei essa capa também. Até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manoel!

      Eu também não tenho o costume de fazer leituras desse gênero, esse foi apenas o segundo livro; mas não vejo a hora de ler mais Crônicas, principalmente do autor. Essa capa é realmente muito bonita! Beijos

      Excluir
  6. Olá,

    Eu tenho muito contato com a escrita do autor, porque sempre estou lendo textos dele no blog pessoal e li dois livros deles e sempre ganho muitos textos lindos e muitos proveitosos.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joanice!

      Não sei o que tô fazendo que ainda não fui atrás de ler mais coisas dele ainda! Beijos

      Excluir
  7. Oii, tudo bem?
    Ouço muitos elogios ao autor e tenho vontade de conhecer a escrita dele mais afundo, mas a falta de dinheiro me impede kkkk
    Li alguns contos, frases e adorei. Imaginam que sejam livros bem delicados, mas lindos.
    Espero poder ler em breve mais algumas de suas obras, ele é um grande poeta pelo que vi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula! Estou bem e você?

      Ainda não li nada dele a não ser esse livro, mas a escrita dele é super poética e fluida; espero que goste da experiência! Beijos

      Excluir
  8. Oioi
    Tenho curiosidade de ler alguma coisa do Fabrício, gosto das intervenções dele na Fátima, e gostei do tema Amizade é algo sempre me chama a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniele! espero que goste da experiência de ler algo do autor. Beijos

      Excluir
  9. Oii! Sua resenha está ótima! Não conhecia o autor e achei interessante o livro tratar de fatos pessoais da sua vida e também de outros textos sobre relacionamento. Sem falar dessa capa que estar simplesmente linda, já vou adicionar esse livro na minha lista. Bjss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jennifer!

      Fico feliz que tenha gostado da resenha! Pois é, foi um ponto positivo à mais o autor ter usado fatos reais de sua vida ao longo dos textos, gostei muito dessa leitura e espero que goste também quando tiver a oportunidade. Beijos

      Excluir
  10. Olá,

    Não sou chegada em contos e crônicas, só que de tanto ler trechos do autor pelo tumblr, morro de curiosidade em ler algo completo dele, ele tem um dom para as palavras incrível! Nem li nada ainda e já me considero uma admiradora, imagine quando ler hein. Essa capa está linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thayenne!

      Sim, ele escreve incrivelmente bem! Espero que sua experiência com o autor seja tão positiva quanto a minha foi. Beijos

      Excluir
  11. Olá que livro mais amor, adorei as mensagens transmitidas por ele, é aquele tipo de leitura que resgata o leitor de tempos difíceis, obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Sim, esse livro é muito amor e traz uma mensagem bastante positiva ao longo de suas crônicas! Espero que goste da leitura quando à fizer! Beijos

      Excluir
  12. Oi, Maria
    Adoro a escrita do Carpinejar. Estou com esse livro na minha lista de próximas leituras e doida para ler.
    Gostei de saber que tem uma pegada mais leve e outras partes mais pesadas. Espero gostar da leitura também.

    Blog Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  13. Oie!
    Eu s[p li um livro do autor e gostei muito da forma como ele escreve o livro.
    É claro que tem muito livros do autor, e preciso ler mais, mas se seguir a mesma forma que esse que eu li, vou gostar muito.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla!

      Eu também preciso ler mais coisas do Carpinejar, e tenho certeza que irei gostar das outras obras dele. Beijos

      Excluir
  14. Ahhh como nao gostar de um livro do Carpinejar ne!!
    Ele escreve bem demais e acho q toca a gente de um jeito.
    A edição esta linda demais e to loka pra ter logo em maos o meu.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzzy!

      Pois é, não vejo a hora de ler mais obras do autor, gostei demais desse livro! Beijos

      Excluir
  15. Oie, tudo bem!?!? Carpinejar aqui em casa é especialidade da minha filha. Ela adora as crônicas dele e acompanha de perto as novidades.
    Curto crônicas, principalmente as escritas de forma tão contundente quanto as dele.
    Adorei a dica.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anastácia! Estou bem e você?

      Pelo que li nesse livro, a escrita desse autor é maravilhosa mesmo. Fico feliz que tenha gostado da dica! Beijos

      Excluir
  16. Oiii!

    Tenho uma amiga que é apaixonada pela escrita do autor e sempre que pode elogia. Não li nada ainda, mas pretendo fazer em breve! Adoro as edições da record, essa está seguindo o mesmo padrão da publicação anterior. Dica anotada!

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!

      A edição desse livro está linda mesmo! Espero que goste da leitura. Beijos

      Excluir
  17. Oi!!
    Eu quero muito ler algo do autor, ele é figura muito gente fina, adoro ver os programas em que ele aparece.
    Esse livro em especial parece ser muito interessante, a capa é linda demais.
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liziane!

      O livro é muito bom sim, espero que goste da leitura! Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar!