terça-feira, 14 de novembro de 2017

Robopocalipse, de Daniel H. Wilson

Resultado de imagem para robopocalypse livroAutor: Daniel H. Wilson
Título original: Robopocalypse
Editora: Record
Ano: 2017
Páginas: 406
Skoob | Goodreads
*Exemplar recebido em parceria com a editora.
Sinopse: Ela está na sua casa. Ela está no seu carro. Ela está no céu. Ela está no seu bolso. E agora a tecnologia quer acabar com você. Uma inteligência artificial é criada, Archos. Em segundos de análise de dados, ela conclui que a humanidade é descartável. A partir disso, ela toma conta de toda forma de tecnologia on-line do mundo. Primeiro, pequenos bugs em equipamentos e programas são percebidos, sem que ninguém perceba nenhuma conexão entre os acontecimentos. Então, no que ficou conhecido como a hora H, Archos lança um ataque total contra a raça humana. Por isso, para detê-la, a humanidade deverá fazer algo que jamais foi tentado antes: unir-se por um objetivo em comum.
"A tecnologia que auxilia a humanidade vai se rebelar em massa.
Uma nova guerra está para começar."

Robopocalipse é um livro de ficção científica escrito pelo autor Daniel H. Wilson, doutor em robótica. Quem melhor para falar de robôs que um especialista neles? Robopocalipse, primeiro de uma trilogia, fez e ainda faz um grande sucesso lá fora e teve seus direitos comprados pelo diretor Steven Spielberg. Se preparem pois vem filme por aí :)

2017 está sendo, para mim, o ano de sair da zona de conforto e me arriscar com livros diferentes; a ficção científica foi um gênero que me pegou de jeito esse ano e tive ótimas surpresas com as leituras que fiz, então quando a Record divulgou o lançamento desse livro eu fiquei maluca para ler; assim que consegui o exemplar, iniciei a leitura... Bem, na verdade eu devorei o livro.

As primeiras páginas de Robopocalipse me confundiram um pouco, pois a forma narrativa é diferente, o formato do livro é diferente e, claro, o universo apresentado é novo também. Mas minha confusão não durou muito e logo me vi totalmente imersa na trama.


Neste livro vemos o mundo tomado pela tecnologia: carros e prédios inteligentes, robôs babás e humanoides, inteligência artificial cada vez mais explorada... e assustadora. Nessa era tecnológica, os humanos quase não precisam fazer o trabalho pesado, afinal existem os robôs para isso, escravizados por uma sociedade preguiçosa e nada agradecida... mas eles são apenas objetos, não são? Neste caso, é bem mais complicado.

Imaginem que os robôs, aturando tudo isso por tanto tempo, resolvam se rebelar contra a raça humana... E é exatamente o que acontece. Uma inteligência artificial chamada Archos passou por várias atualizações, mas em sua última atualização ele age de uma forma totalmente inesperada, para o pavor de seu criador: ele ganha consciência. E resolve acabar com tudo.
"O mundo mudou no último ano. Nossa tecnologia ficou selvagem. Incidentes. Os incidentes vem aumentando, lentamente, mas é uma realidade. Nosso transporte, nossa comunicação, nossa defesa nacional. Quando mais incidentes eu vejo, mais o mundo começa a parecer oco, como se pudesse desmoronar a qualquer momento."
Tem início então a Nova Guerra. Na Hora H, como é chamada, o mundo vira de cabeça para baixo quando as máquinas, os prédios, os telefones e tudo que possui alta tecnologia é tomado pelo "vírus" de Archos. Por todo o mundo as máquinas se voltam contra as pessoas, independente de sua cor, idade ou qualquer outra coisa. Se você é humano, é certo que irá morrer.

A guerra, uma verdadeira carnificina, faz com que pequenos grupos de pessoas se unam, se ajudem e formem exércitos, todos lutando com a mesma esperança: a sobrevivência.


Eu adorei esse livro!
Sei que alguns de vocês muito provavelmente pensaram, ao ler a sinopse: Ok, mais uma história ade robôs x humanos, nada demais. Pois bem, essa é realmente a premissa principal do livro, é de onde a história pega impulso, e para onde a trama vai. É um livro onde a tecnologia, que tanto nos auxilia no dia a dia, cria consciência e resolve que o mundo será um lugar bem melhor sem os humanos poluindo e destruindo tudo; bem, não podemos julgá-los sobre esse último ponto, não é mesmo? Estamos realmente destruindo o planeta, e esse é um ponto bem interessante tratado no livro, onde há uma cena em que um personagem repara que um lago, onde já não se encontrava peixes, fica saudável e repleto de vida apenas alguns meses depois da Hora H. Essa e outras reflexões estão presentes no livro, nada tão aprofundado, mas está ali e é totalmente pertinente.
"Um pouco de comunicação humana não verbal está acontecendo por um canal oculto. Eu não sabia que eles se comunicavam tanto sem palavras. Noto que nós, máquinas, não somos a única espécie que compartilha informações em silêncio, codificada."
Neste livro não temos bem um protagonista, mas somos apresentados a várias histórias e personagens diferentes por Cormac Wallace, líder de um grupo de sobreviventes que vão à guerra. Ele coleta vários depoimentos, entrevistas e histórias, e são por esses fragmentos e personagens espalhados ao redor do mundo que temos uma visão bem ampla sobre tudo o que está acontecendo, tanto depois da Hora H, quando a guerra realmente tem início, quanto antes, quando as coisas começaram a dar errado mas ninguém deu a devida importância.

Foi fantástico acompanhar esses vários pontos de vista, e um deles pertence a um robô, em primeira pessoa. O quão legal é isso?! :)
"_ Os humanos são uma espécia nascida da batalha, definida pela guerra.
_ Poderíamos ter convivido em paz.
_ Não se pode conviver em paz quando outra raça está de joelhos."
Essa é uma leitura que indico a todos os fãs do gênero, e até mesmo para quem nunca leu nada nesse estilo, sem dúvidas Robopocalipse irá agradar vários leitores aqui no Brasil também! O segundo livro da trilogia já foi lançado lá fora e o autor está escrevendo o terceiro. Espero que em breve eu consiga ter a sequência em mãos, pois apesar de o final desse primeiro ter sido bem fechado a história tem muito potencial e mereceu sim uma continuação.

Esse é um livro tenso, arrepiante e totalmente envolvente. Fiz a leitura em dois dias pois simplesmente não conseguia largar. A edição está bem bonita e possui fonte de bom tamanho, além de um ótimo espaçamento. Apesar de serem mais 400 páginas, a leitura passa voando!

Leiam!

6 comentários :

  1. Oi Gaby!
    Eu recebi esse livro, mas não me animei muito pra ler não. Mas tem um enredo bem interessante, e que bom que você se jogou na leitura saindo da zona de conforto e aproveitou bastante da leitura! Espero que a continuação seja lançada logo no Brasil.
    Beijos

    www.lendoeapreciando.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Kamilla! Esse livro é mara <3
      Espero mesmo que a continuação saia logo hahaha
      Beijoos

      Excluir
  2. Oi, gabi! Em primeiro lugar preciso dizer que adoro as suas resenhas. Em segundo, achei bacana a premissa, mas nunca consegui me envolver muito bem com enredos de ficção científica, e parece que também não me envolveria com esse, embora achei intrigante essa premissa da revolta dos robôs e tudo o mais. Também gostei de saber que vai ter filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo carinho e presença de sempre, Tamara <3
      Ansiosa por esse filme! Acho que vai ser um arraso.
      Beijos!

      Excluir
  3. Ai menina morri de medo dessa capa, sinceramente kkkkkkkkkkkkkk eu morri de medo mesmo, acho que irei sonhar, gostei de saber a sua opinião e creio que não seria uma boa pedida para mim, mas é sempre bom quando gostamos de um livrinho.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahhaha Eu achei a capa incrível! Mas realmente bate um medinho, especialmente quando você lê o livro :D

      Beijos!

      Excluir

Obrigada por comentar!