sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Resenha || O Quarto Dia, de Sarah Lotz

Editora Arqueiro, 2016 || 352páginas || Skoob
Sinopse: Em O Quarto Dia, Sarah Lotz conduz o leitor por uma viagem de réveillon que tinha tudo para ser perfeita. Mas às vezes o novo ano reserva surpresas desagradáveis... Janeiro de 2017. Após cinco dias desaparecido, o navio O Belo Sonhador é encontrado à deriva no golfo do México. Poderia ser só mais um caso de falha de comunicação e pane mecânica... se não fosse por um detalhe: não há uma pessoa viva sequer no cruzeiro. As autoridades acham indícios de uma epidemia de norovírus, mas apenas descobrem os corpos de duas passageiras. Para piorar, todos os registros e gravações de bordo sofreram danos irreparáveis. Como milhares de pessoas podem ter sumido sem deixar rastro? Teorias da conspiração se alastram, mas só há uma certeza: 2.962 passageiros e tripulantes simplesmente desapareceram no mar do Caribe. 

RESENHA ✍

O Quarto Dia é o segundo livro da escritora Sarah Lotz publicado no Brasil pela editora Arqueiro. Seu primeiro romance, intitulado Os Três, foi lançado em 2014 e rendeu críticas diversas sobre seu conteúdo e escrita. Lotz aposta em tramas com um pé no macabro, no paranormal e no suspense. O Quarto Dia segue o mesmo estilo de seu primeiro livro e Stephen King afirma: "Um livro excelente. Esse cruzeiro veio direto do inferno."

E parece que veio mesmo! O Belo Sonhador é um cruzeiro de ano novo, e apesar de muitas críticas negativas, segue com 2.962 passageiros. Os dias passam em relativa tranquilidade, até que no quarto dia de viagem uma pane no motor do navio faz com que o mesmo pare bem no meio do golfo do México. Uma falha no sistema que pode muito bem ser consertada; é isso o que os responsáveis insistem em repetir, mas quando se passam horas, depois dias sem respostas concretas nem socorro vindo da costa, os passageiros começam a se agitar. Não existe mais tranquilidade no Belo Sonhador, mas sim histeria coletiva e a suspeita de uma epidemia de norovírus.

E as coisas pioram, e muito. Sem ter para onde fugir nem sinal de comunicação, o confinamento começa a agir sobre a mente desses passageiros; medo, doença e confinamento no meio do nada. O que mais poderia dar errado para essas pessoas?

Lembrem-se, sempre tem como piorar.


O Quarto Dia é um livro de suspense/horror com vários personagens e pontos de vista escrito em terceira pessoa e dividido em capítulos (não numerados) curtos. Essa é uma narrativa mais densa, e as primeiras páginas são um pouco lentas. Superados os primeiros capítulos, logo a trama mostra agilidade em uma série instigante (e um pouco apavorante) de acontecimentos, deixando para trás a ideia de uma história parada.

Essa foi uma leitura instigante, que me envolveu do começo ao fim. Peguei o livro para me desafiar a ler mais do gênero, já que é um dos meus favoritos e ultimamente tenho lido tão pouco dele; mas também foi um livro que me interessou por ter, entre seus elementos, duas das coisas que mais me amedrontam: mar aberto (imaginem ficar no meio do oceano, à deriva; só de pensar sinto calafrios) e a situação de confinamento em um lugar hostil, com desconhecidos por todo lado. Como talassofóbica (fobia de mar aberto/oceano), senti muito desconforto durante a leitura, apesar de a autora não se ater muito as descrições de ambiente no livro; nunca pensei que ficaria feliz com falta de descrição!

O livro tem bastante informação, personagens e vários caminhos diferentes que poderia seguir, então não estava mesmo esperando um final tão aberto! Quem acompanha o blog sabe que não tenho problema com finais abertos, daqueles que fazem o leitor pensar, passear entre diferentes possibilidades, mas o final de O Quarto Dia foi realmente decepcionante, pois joga ao leitor muitas teorias malucas e não explica nadinha de nada, então ficamos também à deriva e desejando muito uma continuação.
"Um passageiro psicótico, uma mulher morta, um norovírus e um engenheiro quase catatônico. Quanta merda a mais podemos colocar na pilha?"
Para quem gosta do gênero é um livro que recomendo, pois reúne elementos extremamente interessantes e possui uma narrativa instigante. A escrita da Sarah Lotz é realmente incrível e já quero muito ler sua obra anterior; mas como já deixei claro: o final é totalmente aberto.

E falando sobre isso... O Quarto Dia é uma espécia de sequência para Os Três, porém são livros que podem ser lidos de forma independente. Vi algumas teorias de que a autora estaria escrevendo um terceiro livro que explicaria os dois primeiros e fiquei realmente empolgada. Será? Esperamos que sim.

A edição é muito bonita, com o corte em azul escuro (o mesmo tom da capa). Encontrei alguns erros de revisão, mas nada que atrapalhasse a leitura.

Você já leu as obras da Sarah Lotz? Qual sua opinião sobre os livros?

Até a próxima!

23 comentários :

  1. Eu amei este livro. Apesar de ser menos denso do que Os Três, tem bastante suspense, e o final é muito bom. Porque dá uma opção para quem está no navio né? Eu adorei as histórias das pessoas do barco e cada um parece que tinha algo a saldar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh que bom ver alguém que gostou tanto! Eu adorei, porém o final não foi pra mim...

      Excluir
  2. Oi Gabi, tudo bem? Nunca li nenhum livro da autora, mas tb não leio com tanta frequência livros de suspense. A história parece ser muito boa, rica em detalhes, que pena que o final tenha sido tão aberto...

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Realmente é uma história bem rica! Vale a pena conferir ;)

      Beijos!

      Excluir
  3. Oi Gabrielly,
    Eu li os dois livros e não considero sequência, para mim seriam somente mesmo estilo. Eu ate queria que tivessem relação, mas não. Confesso que gostei mais de O Quarto Dia que de Os Três.
    Ando ansiosa por outro lançamento da autora no Brasil.
    Adoraria indicações suas de livros no mesmo tema.

    Bjos Elis
    http://www.blogandolivros.com/2018/03/sem-folego-abbi-glines-serie-sea-breeze.html?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Elis, tudo bem?
      Os livros são considerados sequências no Goodreads. Provavelmente por O Quarto Dia citar eventos de Os Três :) De qualquer forma quero ler todos!

      Pode deixar que trarei mais livros nesse gênero <3

      Beijos!

      Excluir
  4. Oi, Gabrielly.
    Apesar de ter adorado a sua resenha, esse livro não é para mim!
    Não sou fã do gênero porque sou super medrosa e fico tendo pesadelos depois!! Rs...
    Acho a edição linda, mas não tenho coragem não!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super entendo! E o livro realmente mexe com nossa imaginação... Fico feliz que tenha gostado da resenha :)
      A edição está mesmo fantástica!

      Beijos

      Excluir
  5. Oi!
    suspense e horror? Já gostei!
    Só de ler sua resenha já fiquei com calafrios como você. Que momentos difíceis essas pessoas passaram hei, com outras pessoas desconhecidas, com medo, mar aberto e confinados. As fotos ficaram lindas! Adorei a dica!!!
    Bjos

    www.momentosdeleitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que curtiu a dica, Polly! Espero que goste da leitura :)
      Obrigada!
      Beijos!

      Excluir
  6. Oi! Já vi esse livro, e o primeiro da autora e na época não me interessou. Lendo sua resenha, cheguei a ficar curiosa, mas não sei, senti que poeria ser uma leitura confusa, escrita com muitos pontos de vista, e capítulos curtos, talvez seria um pouco indefinido. Não gosto de finais abertos, tenho pavor de histórias que não se fecham, ou que não tenham pelo menos um gancho para uma continuação. Acho que não leria.
    Bjoxx

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li nada da Lotz, mas já fiquei bem curiosa em saber que ela aposta no macabro e afins, eu amo. Apesar do começo lento eu apostaria nessa leitura, mas saber que o desfecho foi decepcionante elimina qualquer chance de leitura e pra ajudar eu não gosto de finais em aberto. Dessa vez passo a dica.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Gabrielly! Já me recomendaram esse livro, mas disseram que não era sequência de Os três. Agora que você mencionou essa possibilidade, eu fiquei curiosa. Não sei se o lerei ainda, não curto tanto o gênero, mas nunca se sabe. Uma pena que o final deixa a desejar, mas às vezes o gostinho de quero mais é o melhor da leitura. rsrs
    Bjos!
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  9. Tenho os dois livros, mas até o momento não iniciei a leitura!
    Adorei sua resenha! Me deixou mais instigada a começar logo!
    Obrigado pela dica!!

    Beijinhos

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  10. Olá, tomara que tenha esse terceiro livro pra explicar melhor o final dos anteriores, pois eu detesto finais abertos! Deve ser mesmo desesperador a situação enfrentada pelos personagens no mar.

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    eu estava muito empolgada até você falar que tem um final aberto. Eu não consigo lidar com a minha frustração depois. E apesar de morar em cidade de praia, ficaria MUITO assustada com a história porque eu tenho medo do mar - e raramente passeio além da enseada. E até hoje nunca pisei num cruzeiro e aqui tem muito. Adorei a resenha e vou tentar ler, acho que sabendo que o final é aberto, talvez não surte tanto! Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Os três ainda está na minha lista de futuras leituras, eu tenho muita vontade de conhecer a escrita dessa autora e gostei muito do que você disse sobre a forma como a história funciona. Esse misto de suspense e horror me agrada demais. Eu gostei de saber que esse livro te prendeu do começo ao fim, eu li várias resenhas do outro livro da autora que diziam que ela se perdia, acho que isso não acontece nesse livro, vou anotar a dica.
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  13. Acho que todas as resenhas que li desse livro reclamaram do final. Esse enredo me lembra muito o de O Navio Fantasma e acho que eu leria sim, mas não agora.
    Eu não sabia que existia uma fobia de mar aberto, mas você vai na praia? Tipo, a fobia é somente de ficar no meio do oceano mesmo?
    Enfim, tomara que a autora escreva o terceiro livro para poder dar as devidas respostas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aguardando ansiosamente um desfecho decente pra esse livro! E olha que nem li o primeiro, Os Três, ainda. Eu tenho talassofobia, que é resumidamente o medo do mar/oceano. No meu caso está mais relacionado ao medo da imensidão, o vazio... me dá uma sensação horrível de perigo iminente. Vou sim à praia, mas raramente entro no mar (fico na parte rasa quando a maré está baixa) e de maneira ALGUMA iria a um cruzeiro hahahah.

      Obrigada pelo comentário!!!!
      Beijos

      Excluir
  14. Olá, tudo bem?

    Que bom que o livro lhe conquistou, a mim, infelizmente, não agradou.
    Saí da leitura com um gostinho ruim, não consegui curtir e não fluía pra mim, sabe?
    Mas é sempre bacanas ler outra opiniões sobre, não sabia dessa teoria de terceiro livro...

    Beijo!
    Ana.

    ResponderExcluir
  15. Já tinha lido sobre ele e não tinha me interessado, mas agora já quero hahaha (Pouco volúvel...)
    O anterior não me chamou muito a atenção, mas esse, com esse ar de "navio fantasma" pareceu legal. Já li livros com finais abertos que gostei e alguns achei que o autor não sabia como terminar e deixou assim, vamos ver o que penso desse :D
    Beijão!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aninha, sua linda! Eu gostei bastante de toda a experiência de leitura, menos o final hahaha. Se você gosta de enredos mais louquinhos eu super recomendo que leia. Vou adorar saber tua opinião depois <3
      Beijoooooos

      Excluir

Obrigada por comentar!