domingo, 14 de janeiro de 2018

Resenha || 1977: Enfield, de Guy Lyon Playfair

Darkside, 2017 || 288 páginas || Skoob
Sinopse: Enfield, subúrbio de Londres. Na fria noite de 31 de agosto de 1977, a vida de uma família simples e comum mudaria para sempre. Pequenas batidas e sons inexplicáveis, móveis caindo sem nenhum motivo aparente, esse parecia um verdadeiro caso de poltergeist. Desde os primeiros dias, os pesquisadores de atividades psíquicas Maurice Grosse e Guy Lyon Playfair — que viveu muitos anos no Brasil, pesquisou a vida do médium Chico Xavier e tem experiência e conhecimento profundos sobre a popularização do espiritismo e o sincretismo cultural do nosso país — acompanharam o caso e conseguiram documentar mais de seiscentas páginas de transcrição de fitas cassetes e registros em vídeo dos surpreendentes e assustadores eventos, aqui relatados exatamente como aconteceram. Há anos, o caso Enfield é considerado um marco entre os episódios sobrenaturais mais bem documentados, chamando até hoje a atenção da mídia britânica e internacional, de diversos outros pesquisadores e, inclusive, de Ed e Lorraine Warren, além de ter inspirado os filmes Poltergeist e Invocação do Mal 2. Contudo, apenas com 1977 – Enfield é possível conhecer todos os detalhes do início ao fim deste caso que durou três anos — e com um final tão surpreendente quanto os das melhores histórias de terror.  

RESENHA ✍

1977: Enfield conta a experiência da família Harper e alguns envolvidos na intensa atividade paranormal com um poltergeist. O livro, narrado em primeira pessoa pelo pesquisador Guy Lyon Playfair, conta com detalhes a rotina da família Harper e os desdobramentos do que é até hoje o caso mais bem documentado de uma atividade paranormal. Por volta das 21:30 da noite de 31 de agosto de 1977, a família Harper começa a perceber que as batidas que os tem atormentado pelas duas últimas noites não são causadas por nenhum dos moradores da casa
"O que você faria se um de seus móveis de repente deslizasse pelo piso por conta própria, bem diante dos seus olhos? Pense por um instante e seja honesto consigo mesmo. O que você realmente faria?"
Então adoráveis vorazes, o que vocês fariam?

1977 não é um livro ficcional, mas uma história real de uma família que foi adotada por uma entidade paranormal. Uma família que passou a ter como rotina móveis sendo atirados no meio da casa, crianças atormentadas durante a noite, vozes ecoando pela casa, objetos que somem, e tantas outras experiências intrigantes e inexplicáveis. Diante desse cenário aparentemente caótico a Sra. Harper, os pesquisadores paranormais Gui Lyon Playrfair e Maurice Grosse tentam estabelecer contato com a entidade e entender suas motivações. As investigações duraram cerca de três anos e contaram com a ajuda de diversos profissionais, médiuns, pesquisadores e simpatizantes. Diversas técnicas foram aplicadas no caso para documentar os eventos e explicá-los racionalmente através da ciência e desmascarar supostas encenações.



Diferente do que estamos acostumados nas histórias sobrenaturais, 1977, traz ao leitor uma experiência diferente. Ao invés de apresentar uma história “bonita”, o livro traz um relato de fatos e uma narrativa detalhista das experiências dos envolvidos. Sendo assim, a leitura segue um ritmo mais lento, um pouco repetitivo e com uma pegada mais científica. Mas não desanimem! Para quem gosta da temática, essa é uma leitura bastante enriquecedora, e mostra um pouco da ficção no mundo real. Assim que concluí a leitura fui correndo assistir Invocação do mal 2, filme baseado nos eventos narrados no livro.
“Ela estava sentada junto à janela, na sala de estar, quando, de repente, levou as mãos à garganta e soltou um grito. Uma das cortinas se enrolara em seu pescoço e parecia estar tentando estrangulá-la. A menina parecia aterrorizada." 
A Darkside mais uma vez caprichou na edição, e o livro conta com a ajuda de fotografias dos diversos eventos registrados, que reforçam a pegada científica dos relatos. Apesar de ser uma leitura um pouco mais exaustiva pela repetitividade de alguns eventos, a história não deixa a desejar.

15 comentários :

  1. A darkside sempre arrasa nessas edições! Se fosse um filme eu certamente teria medo de ver, mas esse tipo de leitura me deixa bastante curiosa, são coisas interessantes para se aprender e creio que tem muitas curiosidades a respeito do tema. Principalmente sobre como descobriram que a entidade havia adotado a família. Enfim, dica super válida e anotada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dayhara!
      O livro tem sim muitas curiosidades, um pouco diferentes das que costumamos ver sobre espíritos por aí. Já ouviu falar em Invocação do Mal 2? Passe bem longe dele pois foi baseado nesse livro.
      Beijos.

      Excluir
  2. Oi, Kamylla.
    Acho essas edições da DarkSide lindas mesmo!
    E adorei a sua resenha. Ainda não conhecia a história, mas agora já posso saber com certeza que não é para mim, porque sou super medrosa. Saber que não é ficção me deixa com mais medo ainda, então acho que prefiro ficar com assuntos mais leves!! Rs...
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  3. A Darkside sempre arrebenta. Infelizmente o livro não chama muito minha atenção, estou numa fase de leituras mais dinâmicas, pois ando tendo problemas com.ansiedade. então não seria uma leitura que faria no momento, mas não a descarto. Amo relatos reais sobre atividades paranormais.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raíssa!
      Espero que você supere logo essa ansiedade.
      Beijos, até a próxima resenha!

      Excluir
  4. Olá,

    Estava com tanta saudade de saber mais sobre os livros fantásticos da DakrSide Books, eu vi o lançamento dessa obra, mas não sabia da história que ela contava. Fiquei muito feliz em saber que é baseado em fatos reais, pois evito fazer a leitura durante a madrugada. Amei a sua resenha, adorei conhecer o livro e pretendo ler em breve! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado da minha resenha e já digo: prepare-se pois pretendo fazer resenha de mais alguns livrinhos da Darkside aqui!
      Beijos.

      Excluir
  5. Olá,

    Eu adorei Invocação do Mal 2 que fala desse episódio e é extremamente assustador e piora porque é real e o sofrimento dessas pessoas é doloroso e prolongado.

    Quero ler o livro.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joanice!
      Quando ler, volta aqui e nos conta o que achou.
      Beijos

      Excluir
  6. Oi! Adorei a premissa!
    Histórias de terror é comigo mesma, mas vou ter que fingir que não é baseado em fatos reais, senão morro de medo rsrs
    Nunca entendi direito o que seria um Poltergeist, mesmo vendo o filme com esse nome, pois nunca me aprofundei no assunto, então é uma ótima dica para leitura.
    Obrigada pela indicação! Com certeza vou tentar ler :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana,
      O autor fala no livro que é muto difícil explicar o que é um poltergeiste que não existe um consenso no meio acadêmico, mesmo após o fim da leitura não soube dizer ao certo o que é. Mas isso não diminui o medinho.
      Beijos!

      Excluir
  7. Oi, tudo bem ?
    Histórias de terror não são bem a minha praia, eu nem assisto filmes do gênero. Então eu corro de leituras assim.
    A DakrSide sempre arrasa nas capas! Muito legal sua resenha.
    Beijooooooooooooooos :*

    ResponderExcluir
  8. Ola lindona confesso que o ritmo do livro é um fator importante para minhas leituras, gosto de livros que fluem, nesse caso os fatos detalhados cientificamente não chamam muito minha atenção. Porém os livros da Editora são um destaque a parte pelo gênero e edição maravilhosa. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!