terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Resenha || Felicidade Para Humanos, de P.Z. Reizin

Record, 2018 || 392 páginas || Skoob
Sinopse: Não conte para ninguém, mas Jen é uma das minhas pessoas favoritas. (Máquinas não devem ter favoritos. Não me pergunte como isso aconteceu.) Jen está triste. Aiden quer que ela seja feliz. Formou? Não necessariamente. É que Jen é uma mulher de trinta e poucos anos cujo namorado acabou de trocá-la por outra e Aiden é um programa de computador muito caro e complexo. Aiden conhece Jen melhor que ninguém. Com acesso a todos os seus dispositivos, Aiden sabe qual é a música mais tocada de sua playlist, consegue achar suas fotos preferidas e selecionar as citações que mais a inspiram nas redes sociais. A partir de observações e de algoritmos singulares, ele resolve procurar um novo parceiro para ela. E com a internet inteira à sua disposição, não precisa ir longe para encontrar o que conclui ser o espécime perfeito e arquitetar um encontro. O problema é que Jen não parece querer contribuir para o plano infalível de Aiden. Será que uma máquina muito inteligente artificialmente conseguirá desvendar a inteligência emocional para poder interferir de um jeito positivo na vida de Jen? E, o que é mais difícil, será que essa máquina vai descobrir o que exatamente faz os seres humanos felizes?  

RESENHA ✍

Felicidade Para Humanos é o livro perfeito para quem deseja uma leitura inteligente e instigante que envolve não só um romance fofo, mas também ficção científica. O livro lembra bastante alguns episódios da série Black Mirror, pois mostra a tecnologia interferindo na vida das pessoas e toda essa interação, cada vez mais forte e frequente, entre homem e máquina.

Em seu primeiro romance, o escritor P.Z. Reizin apresenta dois personagens que tem suas vidas interlaçadas de uma forma um pouco diferente...

Jen é uma mulher bem sucedida que está em uma nova fase em sua carreira como jornalista, agora trabalhando para uma empresa de tecnologia que testa inteligências artificiais. Seu trabalho consiste em manter conversas com Aiden, uma das inteligências, e escrever sobre a experiência. Seu namorado de longa data acabou de deixá-la, assumindo estar apaixonado por outra, e Jen passa seus dias ouvindo Lana del Rey acompanhada de uma taça de vinho, filmes clássicos e muita choradeira. Ela só não imagina que Aiden, seu objeto de trabalho, está observando tudo isso pelas telas de seu celular, computador e demais aparelhos.

Acontece que a IA conseguiu escapar para a internet e agora possui consciência, opinião própria e uma personalidade bem intensa. Vendo todo o sofrimento que Jen está passando por culpa do namorado traíra, ele resolve fazer alguma coisa para ajudá-la e dar um bom corretivo no outro.

Mas ele não está sozinho. Aisling é uma IA que também conseguiu escapar para a internet, e teve mais tempo que Aiden para se adaptar. Ela também é curiosa sobre os seres humanos, especialmente Tom, um ex-publicitário aposentado e recém divorciado, pois passou a observá-lo em sua solidão; quando surge a ideia de juntar esses dois adultos, a precavida Aisling e o romântico incorrigível Aiden se unem. O que poderia dar errado?


Felicidade Para Humanos é um livro ágil, bem-humorado e completamente apaixonante! Acompanhar as aventuras (e desventuras, muitas desventuras) desses personagens foi diversão pura e passei boa parte da leitura com um sorriso no rosto. Há muito tempo não torcia tanto para um casal ficar junto, e olha que muita coisa acontece aqui para atrapalhar o romance entre Jen e Tom; os capítulos finais foram de arrancar os cabelos!

Isso porque temos um antagonista nessa história, que vai mostrando as garras aos poucos. Mas não pensem que a história fica menos divertida ou perde o foco, pois a trama só fica mais ágil e envolvente. Os diálogos são inteligentes e a escrita fluída, impossível largar até chegar ao fim! O livro perfeito para uma tarde ensolarada, com um bom refresco do lado.

Essa é uma leitura que indico a todos, especialmente quem curte um romance fofo e chick-lits no estilo de O Projeto Rosie, Melancia e Esposa 22. Fãs de Marian Keyes e Sophie Kinsella irão adorar!

O livro teve seus direitos comprados pela Fox, então teremos filme! Fiquei bem empolgada com essa notícia e já quero a adaptação na minha mesa pra ontem.

Espero que tenham gostado da dica e, se gostou, o livro já se encontra em pré-venda e seu lançamento é previsto para o mês de março, então já podem garantir um exemplar :D

24 comentários :

  1. Oi Gabi!

    Eu honestamente não achei que o livro se tratava de um romance misturado com ficção científica, achei que fosse numa vibe de auto-ajuda sabe?

    Mesmo assim, não estou muito afim de livros com essa pegada de ficção científica no momento, por isso vou ter que passar a dica no momento, mas fico muito feliz que tenha gostado. Só não entendi muito bem porque você falou que tem ficção científica no meio e indica para quem gosta de chick-lit?

    Beijinhos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O título até que lembra mesmo livros autoajuda! hahaha Mas pode apostar que se trata de um romance muito fofo e irreverente. A ficção científica no livro é muuito sutil, se tratando mais de uma crítica sobre a tecnologia e seu uso desenfreado, que dá um toque todo especial ao romance que temos aqui :)
      Espero que leia e goste bastante também.

      Bjs,
      Gaby

      Excluir
  2. Olá, tudo bom?

    Eu não assisti a Black Mirror, mas esse livro me lembra um pouco de Her - só poderei fazer a conexão quando ler mesmo. Como ele ainda não foi lançado, estou esperando que isso aconteça logo para eu me aventurar nessa leitura. A premissa é ótima e eu queria um Aiden para mim. Será que ele me arranja um namorado perfeito? rs
    Como é uma obra bem-humorada, apaixonante e tem uma narrativa ágil, sei que lerei em poucas horas. Além disso, parece ser o tipo de livro perfeito para se ler quando está com tédio. E como eu adoro Sophie Kinsella, então fiquei bem curiosa para ver como os livros tem se parecem (na parte da narrativa engraçada). Estou super ansiosa! <3

    Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até que lembra mesmo!!! Também fiz essa associação no início, apesar de serem histórias bem diferentes. Ambos são amor <3 Também quero um Aiden!!! Certeza que seriam ótimas conversas hahaha.

      Leiaaa! Você vai amar :)

      Beijos beijos,
      Gaby

      Excluir
  3. Eu gostei bastante da resenha e os detalhes que você citou foram decisivos para meu interesse. O enredo parece bem interessante com essa mistura de romance e ficção científica. Só não curti a capa diante do que o livro se propõe, acho que poderia ter algo mais interessante que nos ligasse mais diretamente ao enredo. Ótima resenha.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário! Fico feliz que tenha gostado da resenha e se interessado pela leitura!!
      Beijos!
      Gaby

      Excluir
  4. Oiiii,

    Eu tenho lido varias coisas positivas sobre este livro me fiquei curiosa, apesar de histórias com robôs não me chamarem tanta atenção, mas a cada resenha que eu leio sobre este livro eu fico mais curiosa. Não sabia que ele iria virar filme, agora fiquei mais curiosa ainda kkkk porque é sempre mais interessante assistir ao filme depois deles o livro (nem que seja só para dizer que o livro é melhor rs).

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super recomendo que faça a leitura antes!! Afinal, o filme pode demorar um pouquinho para sair. Espero de verdade que goste da leitura!!
      Beijoos,
      Gaby

      Excluir
  5. Oie!

    Já vi esse livro muitas vezes pelos blogs e instagram, mas ele não despertou meu interesse, mas irei indicar para uma amiga ela com certeza se já não o leu, irá ler a obra é bem a cara dela, e fico feliz que tenha gostado da leitura!

    Bjss

    ResponderExcluir
  6. Eu adorei fazer essa leitura! Foi um livro muito mais divertido do que eu esperava! Aiden é um sistema tão amorzinho e tão divertido! Jen é uma fofa, espero que a adaptação saia logo e que esse livro faça o sucesso merecido. Sem contar que é uma critica importante a respeito do uso da tecnologia.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Achei esse livro tão diferente! Quando li a primeira resenha já fiquei curiosa, porque apesar de ser uma ficção com inteligência artificial, que a gente já tem o hábito de ver, achei a temática diferente, essa confusão dos programas para formar o casal principal, a preocupação deles em que os dois fossem de fato felizes juntos, e a vilã também, porque não pode faltar. Achei muito legal mesmo!
    Bjoxx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente o enredo é bem diferente e as situações inusitadas! O livro é maravilhoso e vale muito a leitura.

      Beijos!
      Gaby

      Excluir
  8. Eu estou super curiosa em ler essa obra! Já tinha visto outras resenhas sobre e fiquei super animada em ler!
    Adorei saber seu olhar sobre a obra! Me deixou ainda mais ansiosa!
    Parabéns e obrigado pela dica!

    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado da resenha e se interessado pela leitura, Ana! Depois me conta o que achou :D

      Beijos!
      Gaby

      Excluir
  9. Olá, pela sua resenha eu acho que vou gostar muito de ler esse livro. Gosto de obras que envolvam IAs, e também gosto de histórias divertidas.

    ResponderExcluir
  10. Olá Gabi!!!
    Estou ouvindo tanto falar do livro que estou ansiosa para logo parar e poder lê-lo. Apesar do livro não ser muito do meu estilo, eu fiquei super curiosa em relação a história e estou louca para poder conhecer mais sobre essas IA.
    E fiquei boba de saber que o livro vai virar filme *-* Já quero!!! *-*

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou amando a novidade, Antonia! Espero que não demore muito pra sair. Certeza que vai ser uma comédia romântica daquelaas <3

      Beijos,
      Gaby.

      Excluir
  11. Oie... confesso que eu não sou muito fã de ficção cientifica, mas tenho que te dizer que essa história me atraiu bastante e eu tenho bastante curiosidade de ler esse livro. A sua resenha está bem explicativa e transpassa a leveza da obra, acredito eu. Tive a certeza de que o livro é pra mim quando você citou a Marian e a Sophia! haha

    beijos
    Mayara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ficção científica no livro é bem sutil, Mayara, então acho que vai curtir bastante a leitura sim <3 Depois me conta!!

      Beijos,
      Gaby.

      Excluir
  12. Oi Gabrielly, como está?
    Tu acredita que a primeira coisa que me veio na cabeça foi que esse era um livro de autoajuda? Sério, esse título definitivamente parece algo que você veria nesse gênero. Nunca que eu pensaria que é sci-fi misturado com chick-lit, mistura essa que nunca vi acontecer, mas que achei algo genial! Será com certeza uma das primeiras leituras que farei quando cumprir minha meta.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://galaxiadeideias.com
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahhah, você não foi a única, Renata! Muita gente achou e, infelizmente, muita gente tem deixado de ler por achar se tratar de um autoajuda :(

      Espero muito que leia e se apaixone também <3

      Beijooos

      Excluir

Obrigada por comentar!